Uma família grande – com oito pessoas – já morava nesta casa, mas sentiram a necessidade de reformar a cozinha e a área de serviço, para deixá-las mais amplas e funcionais.
Para esta missão, entraram em cena os arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura. “Eles pediram uma copa na cozinha com mesa grande e redonda para acomodar todos os membros da família nas refeições do dia a dia, além de bancadas em granito preto”, conta Ana Luiza.
“Para viabilizar todos os desejos dos clientes, incorporamos à cozinha parte da antiga área de serviço e dependências e criamos um novo setor de serviços em um espaço coberto, subutilizado, que havia no terreno”, acrescenta Gustavo.
No novo projeto, a nova cozinha com copa integrada passou a ter 28m² e, embora mantenha uma unidade visual, o espaço foi sutilmente setorizado através de diferentes revestimentos nos armários, que alternam entre fórmica padrão freijó e fórmica padrão platina.
Os arquitetos também mesclaram alguns elementos retrôs – como as molduras dos armários, os puxadores de concha preto e a cuba estilo farmsink – com outros elementos de linhas mais limpas para trazer um ar contemporâneo e, ao mesmo tempo, aconchegante. Além disso, optaram por trabalhar com um degradê de preto, cinza e branco, suavizando o peso das bancadas.
“Escolhemos tons de cinza para o piso e armários e, para as paredes, um revestimento branco fosco, que, por estar presente em quase todas as paredes, ajuda a valorizar a luz natural. As cores entram em detalhes como cadeiras, almofadas, quadros e plantas”, lista Ana Luisa.
“Um dos destaques do projeto é, sem dúvida, o banco curvo que projetamos em marcenaria para a copa e também funciona como baú. O canto alemão foi a melhor forma que encontramos de instalar uma mesa grande no espaço, sem comprometer a circulação”, finaliza o arquiteto Gustavo Prado.