Cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi voltam ao Masp
Exposição <em>Acervo em transformação</em>, que começa amanhã, resgata a expografia original do museu
Começa amanhã, dia 11, a exposição Acervo em transformação, que traz de volta ao Masp os cavaletes de vidro criados pela arquiteta Lina Bo Bardi. A mostra reúne 119 obras de arte asiática, africana, brasileira e europeia, vindas de diversas coleções do museu.
Os cavaletes, que já estavam na abertura da sede do museu na Avenida Paulista em 1968, foram removidos em 1996. A nova versão, desenvolvida pelo Metro Arquitetos, é feita de concreto, madeira e cristal, e passou por pequenas modificações no sistema de fixação das obras. As paredes cenográficas que dividiam a pinacoteca do museu, onde os cavaletes vão ficar, foram removidas, transformando-a em um salão único de 2100 m².
Na exposição original com os cavaletes as obras eram organizadas por escolas e regiões. Agora, elas estão dispostas em ordem cronológica, do século 4 a.C. a 2008.
Para o museu, mudar as pinturas das paredes para os cavaletes resgata o programa de museu de Lina, tira o ar sagrado das obras e as aproxima do público. Além disso, o fato de as legendas informativas ficarem no verso das pinturas permite um primeiro contato com elas mais livre, sem contextualizações da história da arte.
De caráter semi-permanente, a exposição ficará aberta a mudanças constantes.
Exposição Acervo em transformação
Onde: MASP – Avenida Paulista, 1578, São Paulo – SP
Quando: a partir de 11/12/2015. De terça a domingo, das 10h às 18h; quintas-feiras, das 10h às 20h.
Pinacoteca do Masp em 1968, ano da inauguração do museu