Área de lazer funcional para aproveitar os domingos em família
Dê mais vida ao espaço externo da casa com soluções criativas, modernas e que não pesam no bolso
Uma mesa no quintal de casa é sinônimo de almoço em família. Comida caseira, ar fresco e banho de sol são os ingredientes-chave para um dia perfeito. Aqui, a ilha com cooktop reflete o espírito do espaço, pois agrega quem está cuidando do preparo da refeição a quem já está petiscando na mesa. As cadeiras vazadas e o cordão de luzinhas anunciam um décor moderno e descolado, que se repete por todo o ambiente com objetos de valor afetivo, lembranças de viagens e quadrinhos divertidos.
Vasos com espécies que vão de temperos a suculentas foram espalhados pela estrutura de metal e madeira que percorre a única parede do ambiente, formando uma horta urbana. “A mistura do verde das plantas com o tijolo, o vergalhão preto e a madeira pinus é super-harmoniosa. Invista em uma base com tons mais neutros e capriche nas cores sem medo de ser feliz”, aconselha a arquiteta Luciana Uras, do Studio ArquitetUras, responsável pelo projeto.
Tudo à vista
A estrutura metálica ao fundo dá suporte à marcenaria sem portas, boa opção para garantir personalidade ao ambiente sem gastar muito. “Eu gosto de tirar os elementos do lugar-comum e colocá-los em uma situação fora do padrão. Nesse armário, imaginei uma coisa que qualquer serralheiro consegue fazer utilizando o vergalhão. É um material usado normalmente para fazer grandes estruturas. A madeira pinus, que é extremamente resistente e maleável, complementa o móvel”, explica Luciana.
Ali foram colocados utensílios de cozinha e eletrodomésticos, como a lava-louças, que pode ser instalada e desinstalada na hora, sempre que necessário. Assim, você não precisa embutir a peça nem investir em uma torneira com duas saídas de água. Além das panelas e potes, livros e quadros aparecem para completar a decoração.
Detalhes coloridos
Por se tratar de uma área de lazer, vale apostar em cores quentes e vivas, como o amarelo da cervejeira, que ainda é uma ótima alternativa para manter as bebidas geladas e à mão. Para não errar nas combinações, uma boa dica é consultar o círculo cromático. “As cores compatíveis são as que estão exatamente opostas na roda. São as chamadas cores complementares”, recomenda a arquiteta.
Um olho cá, outro lá
Invista em uma ilha ou bancada acoplada à mesa. Assim, a conversa com os convidados não precisa parar toda vez que você tiver que dar um pulo no fogão para mexer as panelas. “O ideal é que a bancada de cozinha seja mais alta do que uma mesa, algo em torno de 80 cm, podendo chegar a 90 cm, como nesse projeto”, acrescenta Luciana. A boa altura da bancada também é uma aliada de quem não abre mão da companhia do pet nem no momento das refeições. O bichinho pode circular por todo o espaço sem que você precise se preocupar com possíveis ataques à mesa!
Sol por todo lado
Que tal aproveitar a luz natural para cultivar uma horta? Manjericão, alecrim, hortelã… Os almoços ganharão um toque todo especial com ingredientes fresquinhos. De quebra, o espaço fica ainda mais charmoso com os vasinhos de feltro pendurados.
Para saber mais sobre os produtos bem pensados desta área externa de lazer, clique aqui.
Agradecimentos: Camicado, Casa que Tem, Cecilia Dale, Collector55, Docol, Goma Ateliê, Hometeka, Sun House, Urban Arts e Westwing