Como amantes dos terrários de suculentas, reconhecemos que as vezes – e principalmente em lares pequenos – jardins em miniatura são tão lindos quanto grandes canteiros de flores. A pintora Holly Farrell, que estudou horticultura no London’s Royal Horticultural Society (Sociedade Horticultora Real de Londres) concorda tanto que até escreveu um livro sobre o assunto: no Miniature Garden Grower (Mitchell Beazley, $15) ela fala sobre estilos diferentes de jardins pequenos, dos terrários aos verticais, revelando todos os segredos para ter um só seu.
Confira quatro tipos de minijardins estilosos com exemplos para você se inspirar:
1. Lago em miniatura
Um lago em miniatura é uma adição exótica e definitivamente original ao décor. Farrel sugere que você coloque três plantas no vaso: uma de espécies que vivem nos cantos dos lagos; plantas semi-submersas como a flor de lótus; e oxigenadores naturais, como a eleocharis parvula.
2. Um jardim de ervas aromáticas
Tire seu jardim de ervas aromáticas do comum: invista em um modelo vertical na cozinha ou em vasos de blocos de concreto empilhados, como na ilustração! Eles podem ser instalados na parede ao lado da bancada, na sala de estar e até mesmo na varanda.
3. Xícara e bule de chá
Está na hora do chá? Recolha suas folhas de hortelã plantadas em uma xícara: é fofo e metalinguístico! Ervas como camomila e as pequenas suculentas também nascem bem no recipiente pequeno. Para plantar em quantidade, invista em um jogo de chás completo, com bule e tudo.
4. Terrário de suculentas
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zyOoGmPIUCc%5D
Nosso vídeo ensina o passo a passo divertido da montagem de um terrário. É tão fácil que não tem desculpa para não fazer! Depois de aprender, você pode ousar nos formatos e na montagem das plantas à vontade. Confira nosso guia das suculentas para se inspirar.
Leia também:
6 ideias lindas para expor plantas aéreas
Fairy gardens: 17 jardins de boneca
Minijardim vertical com suculentas em vasinhos de rolhas
Passo a passo: aprenda a fazer um terrário