Se você está pensando em trazer mais personalidade aos ambientes, vai adorar essas dicas
Por Yeska Coelho
8 fev 2023, 19h00
Projeto de Pílula Antropofagik Arquitetura. (Produção visual: Pílula Arquitetura, Sandra Rodrigues e Bruno Padovan/ Fotos: Denilson Machado/Casa.com.br)
Combinar cores e estampas pode parecer difícil, mas é um recurso estético que pode trazer muita personalidade, principalmente quando o assunto é decoração. Para conseguir ter sucesso nessa tarefa, basta pensar em combinações que tenham harmonia e conversem entre si.
A seguir, separamos algumas sugestões para ajudar a fazer bonito na hora de misturar cores e estampas na decoração da sua casa.
1. Mesma tonalidade
Projeto de Amanda Miranda. (Luiza Schreier/Casa.com.br)
Uma dica esperta para quem está começando a fazer esse tipo de combinação, e ainda não se sente totalmente à vontade, é escolher uma cor como base e investir em estampas de tonalidades próximas ou mesmo iguais.
Projeto de Korman Arquitetos. (Eduardo Pozella/Casa.com.br)
Continua após a publicidade
Dessa forma é mais difícil errar e criar um ambiente sobrecarregado, já que os tons terão harmonia entre si, mas muito cuidado! Dependendo da tonalidade eleita, colocar estampas muito fortes pode deixar o espaço com muita informação. Nesse caso, o bom senso e o gosto pessoal vão conseguir te guiar da melhor maneira.
2. Invista em uma base neutra
Projeto de Bustamante Arquitetura. (Rafael Renzo/Casa.com.br)
Em um ambiente com tonalidades mais claras, misturar cores e estampas em itens de decoração é uma forma simples de dar graça sem perder a sofisticação. Além disso, as chances de errar e deixar o espaço sobrecarregado são muito pequenas.
3. Utilize cores e texturas nas paredes
Projeto de Amanda Miranda. (Luiza Schreier/Casa.com.br)
Continua após a publicidade
Decorar as paredes é um jeito criativo de fazer uma composição diferente e cheia de estilo. Tijolinhos à mostra, papéis de parede, adesivos ou até mesmo um mix com tintas são opções a se considerar.
4. Escolha cores contrastantes e não conflitantes
Projeto de Pílula Arquitetura. (Luiza Schreier/Casa.com.br)
A mistura de cores — principalmente se tratando dos móveis — pode ser feita de forma livre, desde que as cores contrastam e não conflitem entre si. Inclua estampas mais neutras nesse caso.
–(Reprodução/Pinterest)
Continua após a publicidade
Uma dica esperta é o uso de tons terrosos, que são cores mais concentradas, cheias de personalidade e fáceis de combinar.
1/38 Varanda com sofá e pufe Fatboy em apartamento de 140 m² de Juliana Reznik e Andre Meisler, em projeto de reforma das arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, do escritório Escada Arquitetura. (Andre Nazareth/Casa.com.br)
2/38(reprodução/Casa.com.br)
3/38(Flavio Russo///Casa.com.br)
4/38(CASA CLAUDIA/CASA CLAUDIA)
5/38 Varanda depois da reforma (Divulgação/Casa.com.br)
6/38 Embora cercada pelo fechamento de vidro, a varanda recebeu um porcelanato adequado para a área externa (Julia Herman/Casa.com.br)
7/38(reprodução/Casa.com.br)
8/38 A sala e a varanda são espaços aconchegantes, e, claro, combinam com a pausa para o café (Jeito de Casa/Casa.com.br)
9/38(Dhani Borges/Casa.com.br)
10/38 A pequena cozinha, que ocupa o lugar do que era varanda, revelou-se funcional. O módulo que fica sob a pedra, acomoda forno e máquina de lavar louças e, sobre a pia, o armário superior acomoda o escorredor de louças, deixando espaço livre para utilização na bancada. (Luís Gomes/Casa.com.br)
11/38(Thiago Travesso/Casa.com.br)
12/38(Lilian Mendel/Casa.com.br)
13/38(Alexandre Disaro/Casa.com.br)
14/38(Divulgação/Casa.com.br)
15/38(Divulgação/Casa.com.br)
16/38(Reprodução/Casa.com.br)
17/38 Sala de Convívio - Andrea Chapira, do Uebaa Design, Ateliê Baobá Pitucos e Enamoradas Del Muro. A vontade de estar junto, em família, é resgatada por essa sala. O ambiente que recebe pais e filhos transita entre área social e íntima. Um balanço em madeira e os colchonetes dobráveis convidam a relaxar. Garantindo uma atmosfera intimista, os pendentes de fibras de coqueiros proporcionam um clima aconchegante e complementam a iluminação indireta. (Renato Navarro/Casa.com.br)
18/38 O site HomeAdvisor produziu uma sala de estar inspirada na da série Os Simpsons (reprodução/HomeAdvisor/Casa.com.br)
19/38(Reprodução/Houzz)
20/38(Divulgação/Casa.com.br)
21/38(Denilson Machado/Casa.com.br)
22/38 A escolha da paleta de cores da sala de estar, jantar, cozinha e sala íntima e até mesmo do escritório foi definida a partir da escolha dos modulados da cozinha e do padrão madeira usado nas portas painéis sistema flowall. (Divulgação//Casa.com.br)
23/38(Reprodução/Houzz)
24/38 Sala de estar com piso de cimento queimado, relevo de Leda Catunda, na casa de Paulo Alves, arquiteto e designer. (Evelyn Muller/Revista CASA CLAUDIA)
25/38(@westwingbr/Instagram)
26/38 O Quarto de Estudo Online, do Janelas CASACOR Pernambuco, assinado por Lenira Melo em parceria com os alunos de arquitetura da Uninassau, aposta no cimento queimado. (PH Nunes/CASACOR)
27/38(Julia Ribeiro/Casa.com.br)
28/38(Monica Antunes/Casa.com.br)
29/38 Projeto de Roberta Devisate (Juliano Colodetti/Casa.com.br)